𝑃𝑖𝑒𝑑 - 𝐷𝑒 - 𝑃𝑜𝑢𝑙𝑒: A Estampa do Inverno!
- Nathália Farias
- 31 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Visionárias, vocês conhecem a história da padronagem Pied-De-Poule? Já ouviram falar nessa estampa? Sabem o significado da expressão? No inverno ela sempre está em alta, em diversas cores, tamanhos, para todos os gostos. Te conto tudo sobre a Pied-De-Poule, e te mostro inspirações pra lá de fashionistas, aqui e agora no Blog Visando Moda e Cia! Vem Ser Fashion Comigo! ♥

História da Padronagem
Pied-De-Poule é uma expressão francesa que tem um significado bastante engraçado: pé-de-galinha. E isso tem um porquê bem óbvio: a estampa lembra as pegadas de uma ave. Pode ser em diversas cores, mas a padronagem original é duo-tone, ou seja, duas cores que originalmente é branco e preto. Também é conhecida como Pied-Coq, o pattern surgiu na Escócia em tecidos de lã, por volta de 1880, e era muito usada por pastores. Também foi muito usada pela aristocracia britânica nos séculos 19 e 20.
Desta estampa, também origina-se o xadrez Príncipe de Gales, pois no final do século 20, foi adotada uma versão um pouco diferenciada pelo príncipe Edward VIII - O príncipe de Gales. O diferencial da nova estampa consistia em um xadrez com o Pied-De-Poule, listras na horizontal e vertical coloridas que poderia ser vermelho, azul, ou qualquer outra cor. Após a aparição do Príncipe Edward VIII, na edição da VOGUE de 15 de Janeiro de 1934, usando um terno nessa padronagem, a estampa ficou famosa como Príncipe de Gales. Então, ele tornou-se responsável pela popularidade que a estampa alcançou - foi imediatamente adotada pela alta sociedade, como sinal de riqueza.
Mais tarde, foi eternizada no mundo fashion pela nossa Coco Chanel, que inseriu a estampa nos ternos femininos de tweed, revolucionando assim, o vestuário feminino dos anos 1920. Inicialmente, a padronagem foi criada somente para o uso masculino, depois de inserida na moda, as mulheres passaram a usá-la e fizeram com que ela passasse por todas as décadas, estando em alta até os dias de hoje.

Para ver esse e outros croquis da estilista Nathália Farias, é só clicar aqui.



Em 1938, na França, Christian Dior padronizou o primeiro emblema de sua casa de moda, e também o Tailleur e, Pied-De-Poule preto e branco tornou-se o primeiro best-seller da maison. A paixão pela estampa foi tão grande, que ela passou a ser usada em sapatos, móveis, e diversas peças para decoração.


Pied-De-Poule na Atualidade
O pattern já teve seus altos e baixos, mas está sempre em alta e presente no mundo da moda, especialmente no inverno. Foi bem presente nas passarelas das Semanas de Moda de 2017 e 2018, e segue fazendo o closet feminino arrasar. O Pied-De-Poule pode ser usado em todas as ocasiões, atendendo desde o casual ao elegante, e está presente em echarpes, bolsas, sapatos, casacos, blazers, calças, e mais uma infinidade de peças.


Dica: Se você optar por usar a estampa em preto e branco, sempre aposte numa terceira peça, sapato, ou acessórios que sejam coloridos, para dar destaque ao seu outfit. Confira as inspirações:








Gostou? Compartilhe nas redes sociais, e me conte: você tem Pied-De-Poule no seu closet, ou usaria? Beijos, Visionárias! ♥
Instagram: @nathaliafarias.oficial
Facebook: Visando Moda e Cia Por Nathália Farias
Comments