Como é trabalhar em um Backstage? Minha experiência!
- Nathália Farias
- 5 de nov. de 2018
- 3 min de leitura
Backstage pode ser definido como o coração de um desfile. É algo que precisa de pessoas responsáveis, e compromissadas para que um desfile aconteça e tenha o resultado esperado. É toda a preparação para que o evento saia como o planejado, e contribua para a realização do sonho do estilista. Vem comigo que eu te conto como é trabalhar em um backstage! ♥

Nos dias 21 e 22 de março aconteceu a 18º edição do CMB FASHION 2018, um dos maiores e melhores eventos de moda de Goiás que reuniu as 55 melhores marcas para desfilar, 55 novas tendências e coleções produzidas em Goiânia que além da demanda atender todo o Brasil, 90% dessa moda é exportada para Europa e Estados Unidos. Surgiu a partir daí, a oportunidade para que eu pudesse trabalhar no backstage de um dos maiores eventos de moda de Goiás.
O CMB FASHION trouxe mais um desfile conceituado com grandes marcas como Jean Darrot, Lemon e Soda, Muchacha, Sublini, Balada, Sol e Energia, Missfiori, Império Clothing, Magdal Jeans e várias outras. Ao participar do backstage, pude entender a correria e o árduo trabalho para fazer com que um desfile seja produzido e saia de acordo com os planos do estilista.

Primeiro Dia:
O primeiro dia em um backstage é mais tranquilo, mas não deixa de ser corrido. É mais tranquilo por ser o dia em que chegam os looks das marcas que serão desfiladas, e então é necessário organizar tudo em uma arara gigante, deixar tudo em seu devido lugar para que as modelos cheguem, façam a prova de roupas e seja definido o look usado por elas no dia do evento.
Vale lembrar que quem trabalha no backstage, independente da quantidade de dias, usa roupas pretas por questão de identificação e é liberado fotografar todo o camarim, não podendo tirar foto com famosos e nem das modelos na hora da troca de roupas.

No primeiro dia, também é feita a montagem da passarela, as roupas e sapatos são organizados com o nome das marcas, e ordem das modelos na arara. As modelos fazem a prova de roupas, é definido então o que cada modelo usará no desfile, então são feitas as fichas contendo o nome e a foto da modelo com os looks experimentados, as marcas que irão usar e os acessórios que acompanharão o look além de serem anotados todos os detalhes e ajustes necessários nas roupas, nada pode passar batido!
Segundo Dia:
Já no segundo dia, a correria é triplicada no backstage e não tem horário para acabar. Além de conferir se todos os looks estão corretos e se não há nada de errado, ou nenhum defeito enquanto as modelos chegam, a preocupação para que saia tudo certo é maior. Quando chegam as modelos, é hora de cabelo e maquiagem, de conferir a passarela e acertar a iluminação e som, além de ensaiarem novamente para que saia tudo como o planejado.
Finalmente chega a hora do desfile! Muita correria, e começamos então vestir as modelos com os looks já definidos desde o primeiro dia, lembrando que quem está trabalhando no backstage deve estar sempre atenta e com o próximo look em mãos, preparado para quando a modelo retornar da passarela, para vesti-la novamente e rapidamente para que ela retorne.



Para quem realmente gosta de mergulhar no mundo da moda e participar de desfiles, trabalhar em backstage é uma experiência maravilhosa. Deixo algumas dicas para quem deseja trabalhar no backstage de um desfile:
Trabalhar na organização de um desfile não é tarefa fácil, além de ser super cansativo. Normalmente a roupa deve ser camiseta e calça preta por questão de identificação, então para que fique mais confortável, a dica é utilizar sapato baixo e que não seja apertado como rasteirinhas ou sapatilhas;
Pode ser que o local onde será o backstage não tenha ar condicionado ou ambiente fresquinho, ou se tiver que não seja suficiente pela quantidade de pessoas no camarim, então o melhor é usar os cabelos presos com um coque ou amarrados em um rabo de cavalo para evitar o calor;
Nada de maquiagem! Quem trabalha no backstage, além das roupas pretas como já citado, deve estar básica e sem muita maquiagem, no máximo um batom e rímel, ou o melhor é nada de maquiagem, pois só as modelos devem se destacar;
Anéis e pulseiras são restritos, pois podem danificar as roupas além de arranhar as modelos, então não use anéis ou pulseiras;
Só é proibido fotografar quando as modelos estão trocando de roupa, ou quando há a presença de famosos, então se não houver nenhuma dessas duas situações, tire quantas fotos quiser.
Gostou da matéria sobre backstage? Já tem ou deseja ter alguma experiência com backstage? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais! ;)
Comments