top of page

Fascinator: estilo de chapelaria clássico e retrô

Você sabe o que é um Fascinator, e qual a diferença entre ele, Casquete e Voilette? No post de hoje você vai saber, e também vai conhecer o modelo l-i-n-d-o criado por mim! O Fascinator é muito usado pela Duquesa de Cambridge - Kate Middleton, é um adorno de cabelo que desde a década de 1990 é muito usado como alternativa ao chapéu, geralmente é um item decorativo, bem trabalhado, preso a uma faixa ou clipe. Vem comigo que você confere agora e aqui no Blog Visando e Cia a diferença entre eles, e várias inspirações! ♥

  • Fascinator

Esse acessório deriva dos chapéus da aristocracia antiga neoclássica, por isso é clássico e retrô. Pode ser feito com renda, plumas, pedrarias, penas, flores e outros adereços, além também de várias cores, e podem ser presos no próprio penteado ou por um arco bem fininho. Pode tomar o lugar do chapéu como adorno, mas a grande diferença é que não possui abas. É muito constante nos looks da Duquesa de Cambridge - Kate Middleton em casamentos e outros eventos sociais, por isso é bem associado à realeza britânica. Costuma ser mais usado durante o dia, e com os cabelos presos, mas nada impede que sejam usados com as madeixas soltas. Este foi feito por mim:

Nathália Farias usando Fascinator criado por ela.

Fascinator criado por Nathália Farias

Nathália Farias usando Fascinator acompanhada de seu pai

Duquesa de Cambridge com fascinators

Kate Middleton com fascinator azul em evento oficial

Kate Middleton com Fascinator e casaco azul
  • Voilette

É um item que tem a pegada francesa (como o próprio nome diz, e foi criado na França). Carrega o aspecto noir característico da moda dos anos 1940. Se refere ao véu que cobre o rosto ou somente uma parte dele, feito de tule ou renda e parece uma ''telinha'' bem delicada. Pode estar em composição com chapéu ou tiara, ou também preso ao próprio penteado. Combina muito com noivas modernas que querem dar um ar vintage e romântico ao vestido, e deixam um ar mais misterioso e dramático quando cobrem os olhos.

Noiva usando Voilette cobrindo parte do rosto


Princesa Diana em um compromisso real, em 1988, usando Voilette no chapéu

Madonna usou um voilette no clipe da música Take a Bow, em 1994

Atriz Drew Barrymore com voilette amarelo, uma verdadeira musa do cinema dos anos 1930
  • Casquete

São peças inspiradas em chapéus militares da Segunda Guerra Mundial. Tem silhueta arredondada ou oval e fins estéticos, mas diferentemente do chapéu, o Casquete é menor, sem abas, e não trás nenhum tipo de proteção. Também é bem comum entre as mulheres britânicas, e assim como as boinas dos soldados naquela época, também são usados na lateral da cabeça, preso por grampos ou um arco bem fininho. É muito usado em festas e casamentos e alguns se assemelham ao Voilette.

Casquete com Voilette

Casquete de noiva



Eu sou apaixonada nesses itens de chapelaria, por isso confeccionei um Fascinator para meu uso pessoal, pois deixam os looks clássicos, e com ar vintage. Me conta aqui nos comentários o que você acha desses acessórios, não se esqueça de compartilhar nas redes sociais. Beijos Visionárias! ♥



Commentaires


Vem ser fashion comigo!
  • Visando Moda e Cia
  • Nathália Farias
  • @nathaliafarias.oficial
  • @VisandoModaeCia
  • Nathália Farias Bianchi
Instagram: @nathaliafarias.oficial​

Visando Moda e Cia © 2018 - 2023 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Layout e Desenvolvimento by Nathália Farias​.

bottom of page