Unhas Naturais: como mantê-las lindas, fortes e saudáveis.
- Nathália Farias
- 22 de mar. de 2022
- 4 min de leitura
É maravilhoso ter nossas unhas naturais, né? Eu sempre tive as minhas grandes e naturais e sou apaixonada! Mas para que elas fiquem fortes e saudáveis é necessário todo um cuidado especial. Muitas mulheres relatam, danos variados em suas unhas naturais, após o uso de unhas de gel/acrílico, pois a aplicação das químicas envolvidas nesses produtos, faz muito mal à saúde das unhas. O primeiro passo para recuperá-las, é a remoção do material de gel ou acrílico e cuidá-las. Mas calma, aqui no Blog Visando Moda e Cia, você vai ver agora, como manter suas unhas naturais fortes, saudáveis e lindas. Vem comigo!

Para que não seja necessário o uso de unhas postiças, confira agora maneiras e hábitos que você deve evitar e adotar no dia a dia, para garantir a saúde das suas unhas naturais e evitar problemas, assim elas crescerão mais fortes e saudáveis:
Hidrate as unhas e cutículas
Esse hábito ajuda a mantê-las saudáveis, fortes e bonitas. A hidratação deve ser feita pelo menos uma vez por semana, aplicando produtos específicos para a área em movimentos circulares.
Invista em óleos para a hidratação
A melhor forma de hidratar as unhas é com óleos, seja eles de amêndoas ou mineral.
Prefira não tirar a cutícula
A cutícula protege as unhas de infecções provocadas por bactérias e fungos, por isso o melhor a fazer é não tirá-las. Se não removê-las, a tendência é que nasça cada vez mais fina. Um exemplo sou eu, nunca fiz a retirada das minhas cutículas, pois fui crescendo com a minha mãe me ensinando a não retirá-las, e elas são lindas, delicadas e discretas.



Não coloque as mãos na boca
Manicures e podólogas orientam a evitar ''roer as unhas'', pois a saliva é ácida e muito prejudicial para a saúde das unhas. Esse hábito deve ser evitado principalmente logo depois de ter as unhas feitas, quando elas estão mais frágeis.
Respeite o formato natural das unhas
Na hora de lixar as unhas, é importante ter em mente que o formato natural das unhas deve ser mantido, e levado em conta. Unhas que são naturalmente redondas e são lixadas quadradas, por exemplo, têm mais chances de quebrar e não crescer.
Tenha cuidado ao lixar a parte de cima das unhas
A parte de cima das unhas é mais frágil, e deve ser lixada com produtos especiais, como lixas quadradas mais esponjosas, com movimentos leves e delicados, apenas para tirar possíveis descamações e ondulações.
Tenha seu próprio kit de manicure
É necessário ter seu próprio material de manicure - tais como alicates, espátulas, lixas, esmaltes - para assegurar a sua saúde, principalmente se você vai com frequência à salões de beleza. Caso não tenha, certifique-se que o local onde você vai fazer suas unhas, use produtos esterilizados e descartáveis. Pois o compartilhamento desses materiais pode causar doenças como micoses, hepatite B e C, sífilis, e até mesmo o vírus HIV.
Dê intervalos entre as esmaltadas
O processo de esmaltação agride muito as unhas, pois os produtos são químicos. O ideal é que após as esmaltações, as unhas fiquem por algum período em descanso.
Verifique a data de validade dos esmaltes
Utilizar esmalte, base ou extra brilho que já passaram do prazo de validade não é bom para a saúde das unhas, mesmo que o aspecto do esmalte esteja normal.
Evite o contato com produtos de limpeza
Produtos de limpeza e produtos que têm cloro na formulação prejudicam unhas e cutículas. Para evitar o contato direto, é importante usar luvas e sapatos fechados ao utilizar esses materiais.
Evite o uso de luvas com látex
Assim como os produtos de limpeza são prejudiciais à saúde das unhas, o uso de luvas com látex também agridem-nas. Após utilizá-las lave bem as mãos.
Não use sapatos apertados
Não é apenas desconforto que os sapatos apertados causam. Eles também prejudicam as unhas dos pés, uma vez que as mantêm pressionadas, fazendo com que machuquem, fiquem roxas e podem até mesmo cair.
Não puxe a pele da cutícula
Por mais que esteja incomodando, não se deve puxar a pele da cutícula, nem descamações das unhas, pois esses hábitos agridem unhas e cutículas.
Mantenha as unhas bem secas
Sempre que tomar banho ou lavar as mãos, seque muito bem as unhas. Deixar as unhas úmidas por muito tempo pode causar doenças, pois o ambiente fica favorável a fungos e bactérias.
Evite o contato excessivo com água
Água em excesso pode prejudicar a saúde das unhas. Como dito anteriormente, o contato em excesso com água pode enfraquecer as unhas, e não secá-las bem pode causar doenças provocadas favoravelmente a fungos e bactérias.
Prefira removedores de esmalte
A acetona resseca as unhas e é mais agressiva que outros removedores de esmalte. Na hora de escolher o produto, procure optar por removedores que não são feitos à base de acetona e que promovam a hidratação das unhas.
Não deixe o esmalte por muito tempo nas unhas
É maravilhoso quando fazemos as unhas e elas permanecem por um longo tempo feitas e intactas. Porém, isso é muito prejudicial, pois o mesmo esmalte por tempo excessivo nas unhas, as impedem de ''respirar''.
Cuidado ao cortar os cantos
Cortar o canto das unhas de forma errada ou além do necessário pode fazer com que eles cresçam de forma diferente, causando encravamento. O ideal é cortar os cantos retos, tanto das unhas das mãos, quanto dos pés.
Use produtos hipoalergênicos
Se você tem alergia a esmaltes e mesmo assim não abre mão da esmaltação, opte por produtos hipoalergênicos. Atente-se aos sintomas, como geralmente, coceira na pele, em locais que entram em contato com o esmalte. Se persistir, procure o médico.
Cuide da alimentação
Você sabia que a alimentação influencia no aspecto das unhas? A má alimentação pode render unhas fracas, quebradiças, e que não crescem normalmente. Faça uma boa alimentação e observe suas unhas se transformarem em fortes, saudáveis e lindas.
Gostou das dicas? Então agora que você sabe como cuidar das suas unhas naturais e deixá-las saudáveis, compartilhe também nas redes sociais. Beijos Visionárias! ♥
Instagram: @nathaliafarias.oficial
Facebook: Visando Moda e Cia Por Nathália Farias
Comments