O prazer de estudar e trabalhar com a Moda
- Nathália Farias
- 4 de abr. de 2018
- 4 min de leitura
Atualizado: 19 de jul. de 2018
Há quem diga que estudar e trabalhar com a Moda é algo fácil, é coisa de menina frágil, de mulher que só pensa em vaidade, mas não é bem assim! Moda, na minha visão, é como engenharia.

Esses são apenas pensamentos pequenos, frescuras e ''achismos'' de quem pensa que fazer Moda é fácil. Assim como todo curso, estudar Moda exige tempo, dedicação e o que não pode faltar jamais: criatividade! Para quem realmente ama o mundo da Moda, é algo maravilhoso, gostoso de ser pensado, estudado e trabalhado.
“Moda é como engenharia. É necessário conhecimento do tema abordado, grandes pesquisas, muita leitura além da criação de todo um repertório imagético antes de começar a realmente desenhar uma coleção.”
Trabalhar e estudar Moda, é ter uma visão geral de todas as áreas que a complementam. É a arte de criar acessórios, peças de vestuário baseados em estilos e tendências, desenhar peças de roupas, criar produtos para serem comercializados. Mas não é fácil como as pessoas imaginam criar coleções inteiras. Passar horas e horas desenhando grandes coleções, não é sentar e esperar a ideia surgir magicamente!
Moda é como engenharia. É necessário conhecimento do tema abordado, grandes pesquisas, muita leitura além da criação de todo um repertório imagético antes de começar a realmente desenhar uma coleção, para que ao final quando se chegar ao resultado, seja gratificante e prazeroso todo o árduo trabalho que foi ali empenhado.
Por que comparar moda com engenharia? Pode não ser legal, mas costumo dizer que a comparação, na minha visão, é a seguinte: modelar uma roupa faltando tecido, com a costura torta ou o mínimo erro que seja, estraga toda a peça talvez nem podendo ser reaproveitada. O mesmo acontece na engenharia, construções erradas, prédios tortos podem levar a sérios problemas como um possível desabamento, assim como uma roupa mal feita.
O que faz o profissional formado em Moda?

A indústria da Moda vem crescendo e se superando a cada dia mais, expressa os valores da sociedade em determinado momento, integra o uso das roupas no dia a dia em um contexto político, social, sociológico e até mesmo econômico. A moda está em tudo, desde os tempos mais históricos até os dias de hoje repleta de novas tendências, cores vivas e muitas outras inovações.
Contudo, estudar moda é trabalhar com a prática e em conjunto com outros profissionais, e o profissional formado neste campo pode desempenhar diversas funções como algumas listadas abaixo:
Personal Stylist: trabalha com consultoria de moda, auxiliando os clientes à combinarem roupas, cores e estilos de acordo com as peças já existentes no vestuário. Sempre favorecendo o biótipo do cliente, a cor da pele e dos cabelos respeitando seu estilo de vida. Esse profissional trabalha sempre em equipe!
Estilista: desenvolve roupas, calçados e acessórios de acordo com as tendências e análises do mercado, ou seja, idealiza, desenha e cria coleções.
Modelista: desenvolve moldes de roupas e calçados de acordo com as criações do estilista ou da empresa para a qual trabalha interpretando os desenhos e levando em consideração cada tecido utilizado.
Produtor de Moda: é o profissional que organiza campanhas publicitárias, realiza desfiles e eventos de moda, faz catálogos e editoriais de moda. Também cuida da iluminação, som, decoração, organiza a produção da modelo (roupas e acessórios), escolhe o fotógrafo, a modelo, maquiador e coordena todos os profissionais envolvidos em uma produção. Em outras palavras, realiza o sonho do estilista/empresa pelo qual foi contratado.
Fotógrafo de Moda: o fotógrafo de moda não trabalha com fotografia comum, ele produz fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios e precisa ter conhecimento avançado sobre moda para que consiga captar a essência das coleções.
Vitrinista ou Visual Merchandising: trabalha com a montagem e manutenção das vitrines nas lojas.
Coordenador de Moda: pode ser chamado também de cool-hunting ou ''caçador de tendência''. Pesquisa as tendências, define os tecidos e a cartela de cores, os materiais e cria os briefings para os estilistas, ou seja, auxilia no desenvolvimento das coleções de moda.
Figurinista: é o profissional que organiza cada elemento visual em uma produção artística (novelas, filmes, peças teatrais) considerando a estética e os aspectos psicológicos dos atores. Para desempenhar um trabalho bem feito, este profissional deve estudar o período histórico das produções da época em que a produção vai se passar.
Costureira: profissional que desenvolve a peça trabalhando na montagem do vestuário, projetando e modelando as confecções, criando amostras de costura para garantir ao consumidor final peças de qualidade e estilo. Vale ressaltar que grandes grifes devem contar com costureiras de qualidade para que todo investimento valha a pena.
Designer de Estampas: desenvolve e aplica estampas desde tecidos a diversos materiais utilizados no mundo da moda. Este profissional deve estar atento e saber desempenhar as técnicas de pintura, ilustração, design, fotografia e manipulação de imagens para que consiga criar estampas diversas e incríveis para estilistas e empresas de moda.
Colunista: para desempenhar esta profissão não é necessário ter formação em jornalismo, mas é necessário conhecer as pessoas que se destacam no mundo da moda, as tendências, referências, estilos e ser bom escritor buscando sempre fontes confiáveis.
Blogueira de Moda: profissão que exige além de muito amor e conhecimento sobre moda, muita dedicação, olhar próprio sobre as tendências, criatividade e muito conhecimento para criar conteúdos de qualidade que chamem a atenção dos leitores. O mercado de blogueira de moda é novo, porém, bem concorrido e para se ter sucesso no ramo é necessário muito conhecimento, participação em eventos de moda, networking e conteúdo de qualidade.
Produtor Têxtil: é o profissional que acompanha a tecelagem, tinturaria e fiação dos tecidos. Também define espessura, cortes e cores de malhas.
De praxe, as redes sociais têm grande relação com a moda, pois o mercado da moda é movido por novidades, ousadia e muita criatividade, e estas mídias dão espaço para criação e expressão além de potencializarem e disseminarem a arte e a moda. Contudo, glamour é um ingrediente essencial para trabalhar e estudar moda, mas não é o principal! É necessário amor e dedicação além de muito estudo, prática e força de vontade para crescer, ousar e fazer a diferença neste ramo maravilhoso chamado o mundo da Moda.
Comentarios