Minas Trend - Primavera/Verão 2020.
- Nathália Farias
- 18 de abr. de 2019
- 4 min de leitura
Atualizado: 10 de set. de 2019
De 9 a 12 de abril aconteceu a 24ª edição do Minas Trend. O principal salão de negócios de moda da América Latina apresentou as tendências para a Primavera/Verão 2020, e o tema foi ''Em Dias de Sol'' no Expominas em Belo Horizonte. A programação foi cultural, gastronômica e pela primeira vez o evento foi aberto ao público. Vem comigo, que eu te conto tudo! ♥

O primeiro dia do evento foi marcado por muito otimismo e criatividade além de muita cor e atitude, nas tendências que prometem bombar na Primavera/Verão 2020. E em 10 anos, foi a primeira vez que o evento abriu as portas ao público, e apresentou um desfile coletivo no saguão principal, com cenário lúdico e de praia, criado pelo estilista e diretor co-criativo do evento Ronaldo Fraga, que destaca:
''O verão tem cores e formas que nos inspiram e trazem uma renovação e crença na vida e na moda.''
Além do vestuário, acessórios e bijuterias foram inspirados nos anos 1960. Alba Lima - coordenadora do evento - ressaltou que o tema ''Em Dias de Sol'', conecta a indústria da moda com a sociedade e o clima tropical brasileiro. Ressaltou também que
“O calor predomina na maioria das regiões do Brasil. No verão as coleções geralmente são maiores, as vendas se estendem por mais tempo e isso, com certeza, aquece os negócios.”
Evento sustentável, trouxe também palestras e mostrou a importância do evento para nós, que somos jovens empreendedores no mundo da moda. Ronaldo Fraga também destacou que
“Diversidade, sustentabilidade e cultura norteiam a indústria criativa da moda mineira.”

A marca Skazi, voltou ao Minas Trend inspirada no surf e na primeira mulher a dropar grandes ondas - Isabel Lethan - para criar uma coleção que migra da praia para a cidade, e colocou na passarela peças em tecidos tecnológicos, confortáveis e bem amplas. As cores: das cítricas à tons neutros e off white.

Fátima Scofield explorou a riqueza amazônica e a brasilidade, e reeditou grandes sucessos da marca. Trouxe para a passarela do evento modelagem inspirada nos anos 50 com saias amplas e midi, a clássica alfaiataria indo de calças e blazers à trenchcoats. A tecelagem: crepe, cetim, chifon. Os shapes: cintura bem marcada, volumes e silhuetas sofisticadas. A marca abusou das cores e trouxe uma cartela bem diversa nos tons de lilás, pink cherry, malva, vermelho camélia, azul hortênsia, verdes jade e lima, opala e amarelo canário - tudo a ver com o verão.

O Sindijoias (Sindicato de Pedras Preciosas, Relógios, Joias, Bijuterias e Folhados do Estado de Minas Gerais) com a Trendbijoux trouxeram atitude nas tendências das maxi peças que vão desde brincos e colares a anéis e pulseiras com dourado, pedrarias e uma pegada étnica. Tudo pelos quatro criadores: Lazara Design, Mariana Amaral, Atelier Chilaze e Hector Albertazzi.

O evento também teve uma marca destaque que estreou no Minas Trend em 2017: Libertees. A marca mineira teve início dentro de uma penitenciária em Belo Horizonte, e ficou conhecida após a idealizadora da marca - Marcella Mafra - conhecer o trabalho das detentas em uma exposição dentro do presídio, da matéria de artes da Escola Estadual Estevão Pinto. Marca formada por nove mulheres de faixas etárias diferentes, mostrou seu trabalho na passarela já na abertura do evento, e fez parte do projeto Design do Autor, que reuniu 17 estilistas selecionados pelo estilista e diretor-criativo Ronaldo Fraga. A inspiração foi ''Em Dias de Sol'' - tema do evento. A Libertees comercializa seus produtos em Belo Horizonte, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo.
Marcella Mafra ressalta que
“A nossa roupa tem uma história por trás [...] “A gente utiliza a moda como meio de comunicação, o nosso objetivo é representar essas mulheres invisíveis e anônimas, que ninguém lembra. Acreditamos que com o Minas Trend fazemos isso. Por meio do evento, somos conhecidas em várias estados do Brasil e no exterior também. Então, acreditamos que alcançamos nosso objetivo”
Fotos: Site Minas Trend
Na programação cultural do Minas Trend, a designer americana Iris Apfel, que no auge dos seus 97 anos é ícone de estilo no mundo da moda, foi homenageada em uma exposição de looks inspiradores em seu estilo, feita por alunos do Curso de Aprendizagem Industrial e Confecção em Moda oferecido pelo SENAI Modatec de Belo Horizente. A exposição contou com croquis, peças em diversas padronagens, cores e estampas. Também não ficaram de fora os big colares e os óculos escuros pretos em armação redonda, que são sempre presentes nas produções de Iris, assim como outros acessórios que são sua marca registrada.
A peça que durante a semana atraiu milhares de visitantes ao Expominas, vai brilhar no Teatro SESIMINAS, com o espetáculo ''Através da Iris'' interpretado pela atriz Nathalia Timberg. A peça conta com entrevistas da excêntrica e principal figura da moda ao redor do mundo, e também com histórias vividas por Iris Apfel. O espetáculo passou por São Paulo e Rio de Janeiro, e agora é a vez de Minas Gerais e faz parte do projeto “Os clássicos estão na moda”, patrocinado pela CEMIG, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
“More is more, less is a bore” (mais é mais, menos é chato) - Além de ser considerada uma figura principal da moda ao redor do mundo, e revelar excentricidade, Iris Apfel decorou a Casa Branca nove vezes em diversos mandatos, e em 2002 ganhou uma exposição do Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais! ♥
Comentários