Moulage Francesa: Você sabe o que é?
- Nathália Farias
- 6 de dez. de 2021
- 3 min de leitura
A Modelagem é uma área da moda responsável por criar peças concretas, estilosas e viáveis. Para que isso aconteça, é necessário dominar a técnica de Moulage. A Moulage também é conhecida como Modelagem Tridimensional e trás eficiência e precisão à confecção. Apesar de ser tradicional na modelagem, ainda existem muitas dúvidas que serão respondidas aqui e agora, no Blog Visando Moda e Cia. Vem comigo! ♥

A Moulage é a técnica da modelagem de roupas que trabalha o tecido e as formas de uma peça diretamente sobre o manequim. O termo vem do francês moule, que significa molde. Enquanto a modelagem plana trabalha com duas dimensões, a moulage trabalha com um molde tridimensional, usando um manequim específico para essa finalidade.

História da Técnica
A Moulage Francesa surgiu nos anos 1920, na França sendo Madeleine Vionnet a primeira estilista de alta costura a trabalhar com esta técnica. Por não ter uma visão aguçada as estilistas e modelistas da época tinham dificuldades com os modelos de modelagem tradicionais de dois planos, passando assim a desenvolver o molde sobre o corpo da cliente, nascendo assim a técnica da Moulage.
Hoje me dia, essa técnica é utilizada para fazer todos os tipos de roupas que vão desde peças de ginástica a peças de malha, alfaiataria, e até alta costura. A moulage permite a utilização de diversos tecidos, permitindo formas, volumes, texturas, linhas, curvas e drapeados.

Moulage do Preparo à Finalização
Não existe jeito certo ou errado de exercer as técnicas de modelagem! Mas existem formas mais ou menos assertivas de cumprir os objetivos do cliente, da peça, do estilo e da confecção. Modelistas mais experientes tendem a desenvolver suas próprias metodologias de trabalho, reinventando as técnicas clássicas e adaptando-as à sua realidade de trabalho.
Preparo dos Materiais:
Corte ou rasgue (não tenha medo, pois é a melhor maneira e cortá-lo) o tecido na direção da fibra;
Alinhe o tecido com o ferro de passar;
Não tenha medo de marcar o manequim ou o tecido, pois as marcações são essenciais para orientação e ajudam a obter um resultado mais conciso.
Dicas Para Dominar a Técnica:
Utilize um tecido que tenha o mesmo peso, caimento, textura e qualidade que o tecido final;
Utilize o mesmo sentido do fio que pretende usar na peça final;
Utilize alfinetes finos, pois deslizam mais facilmente no manequim;
Utilize um manequim com tamanhos corretos;
Se necessário, antes de iniciar a moulage, adicione ombreiras e outras estruturas ao manequim;
Não tenha receio de cortar o tecido, ele pode ser substituído ou alfinetado caso seja cortado demais;
Sempre tenha em mente o estilo, a proporção e os detalhes que está buscando.
Se você está começando agora na Moulage, não tenha medo de acertar totalmente das primeiras vezes, pois somente a prática leva à perfeição.

Como já sabemos, o principal benefício da Moulage na confecção é a possibilidade de visualização da peça o mais próximo do resultado final, diminuindo assim erros e retrabalhos. Também permite à modelista a visualização da peça sob múltiplas perspectivas.
Criar na modelagem tridimensional permite misturar elementos da criação de moda com alguns princípios como a silhueta, as linhas e as texturas. Essa associação agrega alguns princípios de criação os quais são repetição, ritmo, gradação, contraste, harmonia, equilíbrio, entre outros. A junção destes elementos permite a visualização da essência da peça.
Principais Benefícios da Moulage
Transforma formas em obras integradas ao corpo, facilitando a modelagem de áreas mais curvas e de regiões mais complexas, como busto e costas;
Possibilita a visualização espacial de volumes, pregas e efeitos visuais;
Dá maior liberdade criativa ao artista, agregando na construção de peças inovadoras e diferenciadas;
Permite adaptar a modelagem a diversos tipos de corpos anatomicamente;
Permite a criação de modelos personalizados;
Facilita o trabalho com peças feitas em tecidos com elasticidade.
Como tudo, a Moulage também tem algumas desvantagens em relação à modelagem tradicional: o uso de maiores quantidades de tecido, o consumo de mais horas de trabalho principalmente por modelista iniciante e menos experientes e o custo elevado de manequins específicos.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais e me conta nos comentários: você é team Moulage Francesa, ou team Modelagem Clássica? Beijos, Visionárias! ♥
Instagram: @nathaliafarias.oficial
Facebook: Visando Moda e Cia Por Nathália Farias
Comments