O que é Moda? Vamos falar de história!
- Nathália Farias
- 4 de abr. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de jul. de 2018
A moda é histórica, tem todo um conceito histórico de tempos passados que compõe diversos estilos e a forma em que nos vestimos hoje em dia. Moda é tendência! Além de criar tendências, a moda expressa muitos conceitos, ideias e muita criatividade inspirando pessoas pelo mundo todo.

Vamos começar do início. Os seres humanos primitivos se vestiam com pele de animais para se protegerem do clima e com o tempo, esse modo de se vestir foi se tornando sinônimo de poder e status. A partir daí, passados muito tempo depois, a palavra Moda que vem do latim modus que significa modo, maneira e comportamento, e que seria a maneira como nos vestimos, como nos comportamos em sociedade, começou a ser usada na Europa com o nascimento da burguesia, e mais precisamente na França na época da rainha Maria Antonieta e seu marido Luís XVI, os quais eram influenciadores da moda na França. Este conceito não existia entre os povos primitivos, mas ao final da Idade Média, a moda começou a se desenvolver gradativamente e para que se mudasse algo no vestuário levava de 40 à 100 anos.
''As roupas passaram a ser assinadas pelo criador, e ser um criador de moda naquela época gerava status.''
No segunda metade do século XIX surgiu a Alta Costura inventada pelo inglês Charles Frederic Worth, século em que foi inventada também a máquina de costura. Com isso as roupas passaram a ser assinadas pelo criador, e ser um criador de moda naquela época gerava status. Pouco tempo depois, surgiu o sistema Prêt-à-Porter, que significa Pronto Para Vestir. Este sistema eliminou as roupas feitas sob medida e passou a produzir roupas em grande quantidade dando origem ao surgimento de grandes magazines, e atendendo às necessidades da sociedade de acordo com suas modificações.

Hoje em dia, no mundo da moda permanecem a Alta Costura em vestidos de noiva, vestidos de festa, e também o Prêt-à-Porter com preço intermediário entre a alta costura e o fast fahsion. Possui menos exclusividade, mas continua vestindo personalidades e pessoas da alta sociedade, não podendo ser consumido pela maioria das pessoas e por não ter o rigor da alta costura como peças feitas à mão e outras exigências, ms ainda possui um altíssimo padrão de qualidade e isso mostra que a história tem muito a ver com a moda dos dias de hoje.
Muitos estilistas fazem uso do Prêt-à-Porter para lançar as últimas tendências em grandes desfiles por Nova York, Paris e Milão e alguns dos vários exemplos que seguem esse segmento são as grandes marcas como Versace, Prada, Gucci, Dolce & Gabbana, Stella McCartney e Givenchy.


A moda mudava a cada 25 anos e não havia distinção entre os tecidos usados por homens e mulheres.
1809: Império, seda e tecidos de luxo deram lugar à uma silhueta mais simples com tecidos como musseline e gaze de algodão e se tornaram os mais comuns. A cintura passou a ser abaixo do busto e as mangas eram curtas e bufantes, corsets e anquinhas deixaram de ser usados.
1830: Romântico, foi adotada a silhueta, ombros se estreitaram, as mangas eram compridas até o pulso e a cintura baixa marcada por espartilhos pontudos;
1850: Vitoriano, foi adotado corpetes, anáguas, vestidos de metros de tecido em lã ou seda com barbatanas de baleia, as roupas chegavam pesar até 15kg;
1895: Belle Époque, as mulheres eram românticas na forma de se vestir, adotaram uma silhueta em forma de ''S'' devido ao exagerado uso do espartilho que as deixava com ''peitoral de pombo'' e quadris empinados para trás surgindo assim as anquinhas. Os tecidos mais usados eram seda, musseline, crepe e tule em tons pastéis, usavam chapéus grandes e bem enfeitados e os homens se vestiam discretamente, pois a mulher era o centro das atenções.
No ínicio do século XX, as mudanças passaram a ocorrer de 10 em 10 anos e hoje em dia este tempo só diminui cada vez mais, pois a cada dia surge uma nova tendência. A moda nunca esteve tão livre e democrática, as pessoas tem estilo próprio e não há mais regras sobre como se vestir, mas é necessário estar atento ao certo e errado na hora de compor looks no vestuário. Escolha sempre looks que além de confortáveis, agradem nas cores, na sua silhueta, que transmita aquilo que você é, a imagem que você quer passar para a sociedade, combine acessórios de forma que também transmitam o que você é.
Para vestir-se bem hoje em dia, não é necessário muito ''esforço''. Basta ter estilo próprio e saber quais peças mais agradam e valorizam o corpo, frente ao espelho. Acima de tudo, para vestir-se bem, devemos lembrar de ter conforto. Pois conforto é o essencial e para estar bem consigo mesmo, ter uma boa alto estima e sentir-se leve tem muito haver com a forma que você se veste.
Comments